Histórico do G.P.E.B

"UMA VEZ PE, SEMPRE PE"

Somos uma ASSOCIAÇÃO e um Grupo de ex-Integrantes e da ativa ( Soldados, Cabos, Sargentos e Oficiais ) da POLÍCIA DO EXÉRCITO e de admiradores da Polícia do Exército.

Iniciamos nossas atividades em 30 de Abril de 2008, quando, por iniciativa do Veterano PE Mauricio Sievers ( 1513 Sievers 2ª Cia Cobra 77/78 BPEB ), promovemos o nosso "1º EVEPE - Encontro de Veteranos da Polícia do Exército". Ocasião em que festejamos os exatos 30 anos da baixa da incorporação de 1977 / 1978 do BPEB.

Compareceram 28 Veteranos PE, ex-Integrantes do BPEB - Batalhão Brasilia, entre Soldados, Cabos e Sargentos, todos da incorporação de 1977 e, principalmente, da 2ª Cia ( Cobra ).

Hoje já temos cadastrados mais de mil Veteranos PE de incorporações a partir de 1947 e de todos os Batalhões, Companhias e Pelotões PE.

Em nosso "11º EVEPE - Encontro de Veteranos PE", ocorrido em 8 de Junho de 2019, compareceram e prestigiaram o evento, mais de 250 Veteranos PE e demais Convidados, sendo sucesso absoluto.

Contamos com a ilustre presença do General Ricardo Miranda Aversa, Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, que deslocou-se de Florianópolis, exclusivamente, para participar do Encontro, dos Presidentes da AVEAPE PR, Cmt Campos e da AVEAPE RS, Capitão Espezin, além de muitos Veteranos do 1º BPE RJ e até vários dos demais Batalhões, Cias e Pelotões PE de todo o Brasil.

Temos como objetivo inicial localizar, para reencontrar, os mais de 5 mil homens de nossa região que na juventude, desde 1960, serviram a Pátria no BPEB - Batalhão Brasilia, e unir todos os incontáveis veteranos PE que serviram no 1º BPE-RJ, que foi o primeiro Batalhão PE do Brasil onde, muitos dos nossos pais prestaram o serviço militar e juntos, confraternizar, lembrar, viajar no tempo e curtir saudosamente os bons tempos de caserna. Tempo em que éramos felizes e não sabiamos.

O objetivo maior : Contruir o "Museu dos Lendários Catarinas", onde ficarão expostas as nossas lembranças do tempo em que servimos a amada Pátria, como por exemplo, Mosquefal, Metralhadora de Mão INA (Industria Nacional de Armas), Sub-Metralhadora Beretta/Taurus 1972, Pistola Colt 45, Moto Harley Davidson que era usada pelo Pelotão de Escolta e Guarda, Moto Harley Davidson ano 1964 que era usada nas apresentações da "Pirâmide Humana" , na qual muitos dos nossos tiveram a oportunidade e honra de participar, Caminhão Choque, para embarque e desembarque rápidos, marca Chevrolet e Mercedes Benz utilizados, por exemplo, para o deslocamento da Tropa de Choque em missões de controle de distúrbios públicos e demais viaturas Militares Antigas do nosso tempo.

Nos reunimos mensalmente, sempre na última quarta feira do mês, para confraternizar, apresentar novos membros,  festejar e parabenizar os aniversariantes do mês, discutirmos assuntos pertinentes ao grupo, onde apresentamos no Telão, Videos, Fotos, Postagens de Veteranos em nosso site, que residem distante e deixam recados no  Livro de Visitas e curiosidades sobre os tempos antigos e atuais. Combinamos a participação em Missões de Utilidade Pública como DOAÇÃO DE SANGUE, PEDÁGIO APAE , PASSEATA CONTRA A CORRUPÇÃO, Missões de Laser como viagens para participar de Encontros PE em outras cidades e participação em Missões Civico/Militares como Dia 7 de Setembro, Dia do Soldado da Paz ("Peacekeepers"), Aniversários de Batalhões do EB, Formaturas do Dia do Soldado, Dia da Bandeira, etc...

Hoje através de nossa Página na Internet  www.gpeb.org  temos conseguido nos comunicar com amigos que residem em cidades do Pais inteiro e até de outros países.

Em Novembro de 2020, o GPEB recebeu o titulo ENTIDADE DE UTILIDADE PÚBLICA Municipal, da Câmara de Vereadores de Blumenau SC. Esse reconhecimento é fruto das inúmeras MISSÕES de SOLIDARIEDADE feitas pelo GPEB, desde 2008.

"UMA VEZ PE, SEMPRE PE"

PATROCINADORES

G.P.E.B © 2016