Histórico do G.P.E.B

"UMA VEZ PE, SEMPRE PE"

Somos uma ASSOCIAÇÃO e um Grupamento de ex-Integrantes e da ativa ( Soldados, Cabos, Sargentos e Oficiais ) da POLÍCIA DO EXÉRCITO e de admiradores da Polícia do Exército.

Iniciamos nossas atividades em 30 de Abril de 2008, quando, por iniciativa do Veterano PE Mauricio Sievers ( 1513 Sievers 2ª Cia Cobra 77/78 BPEB ), promovemos o nosso "1º EVEPE - Encontro de Veteranos da Polícia do Exército". Ocasião em que festejamos os exatos 30 anos da baixa da incorporação de 1977 / 1978 do BPEB.

Compareceram 28 Veteranos PE, ex-Integrantes do BPEB - Batalhão Brasilia, entre Soldados, Cabos e Sargentos, todos da incorporação de 1977 e, principalmente, da 2ª Cia ( Cobra ).

Hoje já temos cadastrados mais de mil Veteranos PE de incorporações a partir de 1947 e de todos os Batalhões, Companhias e Pelotões PE.

Em nosso "11º EVEPE - Encontro de Veteranos PE", ocorrido em 8 de Junho de 2019, compareceram e prestigiaram o evento, mais de 250 Veteranos PE e demais Convidados, sendo sucesso absoluto.

Contamos com a ilustre presença do General Ricardo Miranda Aversa, Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, que deslocou-se de Florianópolis, exclusivamente, para participar do Encontro, dos Presidentes das associações AVEAPE PR, Cmt Campos, e da AVEAPE RS, Capitão Espezin, além de muitos Veteranos do 1º BPE RJ e até vários dos demais Batalhões, Cias e Pelotões PE de todo o Brasil.

Nosso objetivo inicial foi o de localizar, para reencontrar, os mais de 5 mil homens de nossa região que na juventude, desde 1960, serviram a Pátria no BPEB - Batalhão Brasilia, e unir todos os incontáveis veteranos PE que serviram no 1º BPE-RJ, que foi o primeiro Batalhão PE do Brasil onde, muitos dos nossos pais e tios prestaram o serviço militar e juntos, confraternizar, lembrar, viajar no tempo e curtir saudosamente os bons tempos de caserna. Tempo em que éramos felizes e não sabiamos.

O objetivo maior : Contruir e fundar o "Museu dos Lendários Catarinas", onde ficarão expostas as nossas lembranças do tempo em que servimos a amada Pátria, como por exemplo nossas FARDAS, ARMAS como, Mosquefal, Metralhadora de Mão INA (Industria Nacional de Armas), Sub-Metralhadora Beretta/Taurus 1972, Pistola Colt 45, Moto Harley Davidson ano 1964, que era usada pelo Pelotão de Escolta e Guarda e também nas apresentações da "Pirâmide Humana", na qual muitos dos nossos tiveram a oportunidade e honra de participar, Caminhão Choque, para embarque e desembarque rápidos, marca Chevrolet e Mercedes Benz utilizados, por exemplo, para o deslocamento da Tropa de Choque em missões de controle de distúrbios públicos e demais viaturas Militares Antigas do nosso tempo.

Nos reunimos mensalmente, sempre na última quarta feira do mês, para confraternizar, apresentar novos membros,  festejar e parabenizar os aniversariantes do mês, discutirmos assuntos pertinentes ao grupo, onde apresentamos no Telão, Videos, Fotos, Postagens de Veteranos em nosso site, que residem distante e deixam recados no  Livro de Visitas e curiosidades sobre os tempos antigos e atuais. Combinamos a participação em Missões de Utilidade Pública como DOAÇÃO DE SANGUE, PEDÁGIO APAE, CAMPANHAS DO AGASALHO, CAMPANHA LACRES DO BEM (Cadeiras de Rodas), PASSEATA CONTRA A CORRUPÇÃO, Missões de Laser como viagens para participar de Encontros PE em outras cidades e participação em Missões Civico/Militares como Desfiles Dia 7 de Setembro, Dia do Soldado da Paz ("Peacekeepers"), Aniversários de Batalhões do EB, Formaturas do Dia do Soldado, Dia da Bandeira, etc...

Hoje, através de nossa Página na Internet,  www.gpeb.org , temos conseguido localizar e nos comunicar com amigos que residem em cidades do Pais inteiro e até em outros países.

Em Novembro de 2020, o GPEB recebeu o titulo ENTIDADE DE UTILIDADE PÚBLICA Municipal, da Câmara de Vereadores de Blumenau SC. Esse reconhecimento é fruto das inúmeras MISSÕES de SOLIDARIEDADE feitas pelo GPEB, desde 2008.

"UMA VEZ PE, SEMPRE PE"

PATROCINADORES

G.P.E.B © 2016